Balde Cheio‎ > ‎Notícias‎ > ‎

Treinamento do Balde Cheio termina hoje na FAEMG

postado em 2 de dez. de 2015 11:22 por Augusto Portugal   [ 2 de dez. de 2015 11:22 atualizado‎(s)‎ ]

SISTEMA FAEMG

 
Termina na tarde desta quarta-feira (2/12) o último treinamento de 2015 para técnicos do Programa Balde Cheio da FAEMG, em BH. Além dos conteúdos específicos de sua atuação – como análise do solo, adubação e manejo de pastagens -, os técnicos conheceram mais sobre a atuação da FAEMG e o Sistema Sindical, e questões ambientais, como gestão da água e do solo, preservação de nascentes e irrigação. Foram três dias de palestras e, pela primeira vez, novatos e veteranos foram reunidos em uma só turma, com 135 participantes.
 
Para o coordenador técnico do Balde Cheio, Walter Ribeiro, a interação propiciada pelo novo formato é positiva: “Nosso objetivo com esses encontros é exatamente nivelar o grupo e passar conhecimentos e informações que lhes serão úteis no dia-a-dia. Quando a gente tem a possibilidade de promover diálogo entre os que estão começando e aqueles que já estão há algum tempo no programa, temos a união entre experiências e novos olhares, que só tem a contribuir com a formação de todos os participantes”.
 
 
O técnico Wellington Silva, de Tiros, está no programa há apenas seis meses e aproveitou o encontro para acompanhar com atenção as apresentações, e aprender muito com os erros e acertos dos colegas do grupo: “É uma oportunidade importante de buscar conhecimentos e atualizar informações, mas é também momento de troca com outros técnicos, de tudo o que têm aprendido no campo com os produtores”.
 
Há seis anos atuando como técnico do programa, o médico veterinário Vitor Moura, de Coronel Xavier Chaves presta assistência a 27 propriedades em sete municípios.  Para ele, o encontro é sempre oportunidade de aperfeiçoamento e de atualização: “O sucesso dos produtores é o sucesso dos técnicos e do programa. Quando iniciamos o trabalho com um produtor em situação muito difícil, já desacreditado, e conseguimos inverter isso e alcançar crescimento e renda, é uma grande recompensa”.
 
Balde Cheio
 
Promover o desenvolvimento e a competitividade da pecuária leiteira, com redução dos custos e aumento de produção, é o foco do Programa de Desenvolvimento Integrado da Pecuária Leiteira (Programa Balde Cheio).  O Programa foi criado nacionalmente pela Embrapa e implantado em Minas Gerais em 2007, sob gestão da FAEMG