Balde Cheio‎ > ‎Notícias‎ > ‎

TÉCNICOS DO SICOOB CREDIVAR E BALDE CHEIO AVALIAM DESEMPENHO DE FAZENDA

postado em 29 de abr de 2017 05:15 por Augusto Portugal

Fonte: Sicoob Credivar

A visita aconteceu na Fazenda Ipê, do pecuarista Waldir Câmara Furquin. A propriedade localizada no município de Cordislândia trabalha com o projeto Balde Cheio da Faemg.

Logo cedo à veterinária do Sicoob Credivar, Helena Nogueira vacinou e avaliou o rebanho. Novilhas receberam as doses e foram marcadas. O Agrônomo da Faemg e responsável pelo Projeto na região, Alexandre da Silva Prado e o Agrônomo responsável pelo Departamento de Agronegócios do Sicoob Credivar, Jairo Márcio Faria, fizeram a avaliação dos 28 piquetes onde os animais se revezam durante o ano. Por conta da estiagem, o rebanho vai passar a ser alimentado também com silagem.

Depois, os técnicos fizeram a avaliação das planilhas de produção de leite e da quantidade vendida. Para Helena Nogueira, que presta assistência para a fazenda, houve uma queda na produção. Segundo a veterinária, algumas vacas foram atacadas por mastite, mas que foram tratadas e devem voltar para a ordenhadeira. Segundo Eduardo Furquin, filho do “Seo”Waldir, a fazenda já chegou a produzir 1.200 litros de leite em média por dia. Agora, depois da doença, segundo ele e a veterinária, a produção está em torno de 500 litros/dia. Segundo Eduardo, o objetivo agora é voltar à média anterior e chegar a dois mil litros em média diários. Os técnicos fizeram algumas orientações que devem ser implantadas na fazenda para que o rebanho tenha mais conforto e volte  a produzir mais leite.

Logo depois de Cordislândia, os técnicos fizeram uma visita ao produtor e comerciante, Ricardo Paez, no município de Três Corações. Ele é criador de gado Jersey e todo leite é usado na produção de queijos, inclusive parmesãos e doces. Tudo vendido no comércio que ele toca com a família ás margens da rodovia Fernão Dias. Ele pretende voltar a usar o sistema do Projeto Balde Cheio na propriedade para melhorar a produção e o rebanho de Jersey, raça pela qual ele é um entusiasta.

Comments